Ao pesquisar a palavra conflito no dicionário,iremos encontrar a seguinte definição: Briga,Luta, Colisão de princípios.
Muitas empresas encaram o conflito entre seus colaboradores como prejuízo e perdas,mas existem os conflitos altamente construtivos que melhoram a qualidade de decisão,estimulas a criatividade e até mesmo provacam mudanças na organização.
Por isso que algumas pequisas ja apontam: "Empresas que não lidam com os conflitos funcionais crescem menos,do que aquelas que lidam com as diferenças de opinião."
Então seria certo dizer que uma organização sem conflitos não aprende???
Também não é assim...
O conflito serve para o aprendizado em conjunto.
Quando várias pessoas trabalham juntas,é claro,cada uma vai ter uma opinão diferente e vai defender sua opinião até quando achar que a mesma esta certa ou será de grande utilidade para o bom funcionamento da organização.
Cada dia que passa as organizações aprendem que cada funcionário tem uma habilidade,uma opinião que tudo isso deve ser aproveitado dentro da organização,e que essas habilidades juntas,quase sempre, resultam em um resultado positivo para a organização.
O aprendizado sempre desenvolveu um papel vital para o desenvolvimento da humanidade, e as organizações tem que lidar com as mudanças contantes que acontecem a sua volta.
Diante de todas as mudanças que ocorrem,as organizações param de ter um pensamentoTaylorista e pesar no colaborador como um "cliente interno".
Segundo Garvin, (1993) "uma organização de aprendizagem é aquela que tem a habilidade de criar, adquirir e transferir conhecimento e de modificar seu comportamento para refletir sobre novos conhecimentos e insights."
0 comentários:
Postar um comentário